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quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

FÓRMULA 1: Carros ficarão mais rápidos ao longo da temporada, crê técnico da Ferrari


Durante os testes de pré-temporada, em Jerez, surgiu, por parte dos fãs, a preocupação com o barulho causado pelos novos motores V6 turbo - em comparação aos antigos V8 -. Mas outro fator tem incomodado os aficionados da Fórmula 1 e até mesmo os pilotos: a performance dos bólidos. Entretanto, de acordo com o diretor técnico daFerrari, James Alisson, os entusiastas da fórmula 1 já podem voltar a dormir tranquilos, pois o desempenho dos carros aumentará consideravelmente. 
Alisson crê que o foco primário, das equipes, em confiabilidade, somado ao desejo de deixar a parte aerodinâmica para mais perto do início da temporada, significa que os monopostos não estão nem perto do verdadeiro potencial disponível. O diretor técnico da escuderia italiana revelou, também, que os times têm progredido rápido na produção de mais pressão aerodinâmica, outra preocupação dos times no início do ano.
- É só observar o tamanho das asas. Elas são mais ou menos como as usadas no Canadá (menor pressão aerodinâmica). Essa será, mais ou menos, a quantidade de pressão que os carros de 2014 terão. Mas com as novas regras, novas oportunidades surgem, então, a margem para achar a pressão é bastante alta. Você nunca sabe quando as coisas começarão a se estabilizar, mas não há sinais disso no momento – revelou.
A maioria das equipes rodou com uma configuração bem básica em Jerez, deixando um ajuste mais avançado para o início da temporada. 
Jenson Button já sabia; engenheiro da Williams visará velocidade no teste do Bahrein.
O piloto da McLaren foi um dos que nunca teve dúvida que as velocidades aumentariam antes da primeira etapa da temporada, em 16 de março na Austrália, com melhorias ao longo da temporada.
- Quando formos para a primeira prova, todos estaremos bem mais rápidos. E até o fim do ano, não estaremos muito distantes dos antigos carros, talvez alguns segundos – afirmou o campeão de 2009.
O engenheiro e diretor de testes da Williams, Rod Nelson, afirma que uma vez testada a confiabilidade dos propulsores, e com os problemas corrigidos, os times focarão muito mais em velocidade, mas frisa que só se saberá o real desempenho na última parte dos testes.
- Tenho umas 300 coisas para fazer na minha lista e, até agora, só consegui fazer 50 delas. Temos que testar ritmos de corrida, que não tem nada a ver com ritmo de treino classificatório. Temos de testar a degradação dos pneus também. Além disso, grande parte dos componentes aerodinâmicos que usaremos em Melbourne, só chegará para nós na segunda parte do teste no Bahrein. 
A segunda semana de testes da pré-temporada vai de 19 a 22 de fevereiro, enquanto a terceira será realizada de 28 de fevereiro a dois de março. 

Globo Esporte
Reprodução: Blog Gilson Andrade


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